terça-feira, 24 de março de 2009

Alguma história para começar...

"De um tecido rústico para cobrir barracas, surgiu a roupa mais universal já inventada pelo homem. Adotadas pela juventude, as calças jeans tornaram-se símbolo de uma nova maneira de viver”

(...)

"No começo da década de 60, quem tinha meios trazia do exterior ou comprava de contrabandistas as famosas calças Lee, made in USA, que desbotavam.
Lee virou sinônimo de jeans. Tanto que durante muito tempo se dizia 'calça Lee' no lugar de jeans. A indústria de confecções não tardou a perceber de que lado soprava o vento e começaram a brotar marcas de jeans com forte apelo de vendas aos jovens.

No começo dos anos 70, o Brasil é o país do milagre econômico e da ditadura política e também da acelerada transformação no comportamento dos jovens. Fala-se a toda hora em conflito de gerações e revolução sexual.

Em 1972, é lançada a US Top, com verdadeiro indigo blue (tinta vegetal azul), a primeira calça brasileira que desbota como a Lee americana. Dois anos depois, a Levi's adapta o corte do jeans aos gostos nacionais calças justas na frente para os homens e atrás para as mulheres. E a Ellus introduz a moda dos stone washed.

Depois virão as grifes, em nenhum país do mundo há tantos nomes famosos assinando jeans como no Brasil. E, enfim, uma publicidade cada vez mais provocativa, que por suas alusões ao erotismo volta e meia é objeto de discussões."

Mundo de jeans
por Suzana Veríssimo, Revista Super Interessante

http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/conteudo_111061.shtml



+++ Us Top pertence ao grupo Alpargatas, o mesmo que inventou marcas como Havaianas e Topper.


++ “Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada” era o slogan em 76, que vendia um novo jeito de viver, mais livre e descontraído, associando definitivamente o jeans aos jovens. Segue o emblemático filme da campanha abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário